A arte de escrever um bom texto publicitário
Participei do curso sobre redação publicitária com o publicitário Zeca Martins.
Foi bem interessante reviver alguns macetes que tinha visto na faculdade, como por exemplo: quando for escrever um texto publicitário, selecione as palavras chaves (mais importantes) contidas no briefing referente ao produto ou serviço.
Das palavras faça frases e delas o texto.
Essa dinâmica é bem legal, você que estuda publicidade, tente vai ser bem bacana e veja o resultado depois.
Outra dica que Zeca nos proporcionou é: escreva o texto e se você tiver tempo na execução do trabalho, releia o texto no dia seguinte, tenho certeza que você vai fazer várias alterações.
O bacana também é que ele deu 11 dicas importantes para a redação publicitária:
1ª textos publicitários são dirigidos para a 2ª pessoa do singular;
2ª comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende;
3ª apenas escreva um anúncio;
4ª simplifique;
5ª ordene o raciocínio;
6ª o texto criativo & persuasivo pede períodos curtos;
7ª seu texto deverá ser a síntese do briefing;
8ª razão não vende, trabalhe o que é subjetivo;
9ª para pescar consumidores, lance uma rede semântica sobre seu texto;
10ª uma vez terminado o texto, corte a primeira frase;
11ª guarde seu texto e o releia amanhã.
Só explicando a dica 10, sobre excluir a primeira frase, se mesmo você cortando-a o texto continuar fazendo sentindo, significa que você esta no caminho certo.
Não se esqueçam que um bom texto publicitário pode fazer toda a diferença em uma campanha, porque nem sempre uma imagem vale por mil palavras.
Zeca Martins é autor de vários livros dentre eles, Redação Publicitária – A Prática na prática e Propaganda É isso ai!
OI! COMO VAI? DEVER SER MARAVILHOSO VER UM TEXTO NOSSO PUBLICADO, EU GOSTO É DE POESIAS. NO MEU BLOG TEM UM CONCURSO MASSA Q ESTÁ ROLANDO NO TWITTER!! PARA ESCRITORES Q QUEREM VER SEUS TEXTOS PUBLICADOS, I CULTURAL LIVRO BLOG, VAI SER MASSA!ESTOU DIVULGANDO
As dicas foram legais, basicamente.. seja criativo e não encha lingüiça! Ok.. anotado
Oi, Babi
Posso te garantir que li com atenção e que, certamente, vou aplicar algumas das dicas desse quase decálogo da sabedoria publicitária. Embora seja jornalista e, portanto, de natureza prolixa, não raras vezes sou chamada a produzir teasers e aí preciso incorpoar-me da alma publicitária, com frases curtas, objetivas e sedutoras. Ás vezes dá certo, outras não. Acho que agora, com essas dicas, vai dar mais certo. Beijo Grande!!
Oi, Babitaaa!!
Hj meus olhos não deixaram ler o texto todo!
Sorry 🙁
Mas eu voltarei!!
Super beijo!
Oi Babi!
Que bom que voltou, e voltou cheia de gas heim?!
Não suma novamente.
BeijOcas
Ps. Mesmo nao fazendo texto publicitario, sempre guardo e releio no dia seguinte os meus e sempre os altero. rs
Uauuu!!! Qta dica legal… adoreiii. Mais uma vez te parabenizo pela otima idéia de expor essas informçoes tão preciosas e fascinantes. O mundo publicitario realmente é surpriendente!
Ai adorei as dicas…
bjão
Babi, já salvei esse post no meu HD, vou aproveitar muito essas dicas! Algumas parecem simples, mas percebo que nunca as aplico no dia-a-dia! Sempre aprendo alguma coisa no seu blog e agradeço por compartilhar conosco essas informações preciosas!!!! Beijos!
Olá, Babi.
Fico muito feliz que você tenha gostado da Oficina.
Estou à sua disposição e à de seus leitores.
E parabéns pelo blog.
Beijocas pra você.
Oi, Babi!
Achei o post interessante mesmo. Acho que posso apreender um coisinha ou outra enquanto blogueira, e quero te agradecer a inspiração. 🙂
Há como você discorrer, numa outra oportunidade e se possível, sobre o item 9: para pescar consumidores, lance uma rede semântica sobre seu texto (?).
Beijos!!!
Novo blog que analisa e discute a redação publicitária http://www.discutindoaredacao.wordpress.com
Olá Babi,não sou publicitária, nem jornalista, mas durante a rotina de meus trabalhos quando ainda na ativa, me fez ter um pouco de aprendizagem em escrever, achei que o Prof.Zeca Marttins em sua grandeza de sabedoria ofereceu dicas muito valiosa as quais eu mesma faço uso desses detalhes. Mesmo sendo assuntos e profissões diferentes é necessário o bom raciocínio. Amei o assunto. Bjsss…