Diário de Bordo: Pontos Culturais de Natal (Rio Grande do Norte)
O segundo post sobre a viagem que eu fiz a Natal, capital do Rio Grande do Norte é para mostrar os pontos culturais da cidade. Infelizmente nem tudo vai aparecer aqui, afinal é quase impossível conhecer tudo.
Antiga Casa de Detenção de Natal, o Centro de Turismo abriga feira de artesanato e galeria de arte antiga e contemporânea, apresentando um pouco da história potiguar através da evolução da cultura popular.
Outra atração do espaço é o “Forró com Turista”, um show de música regional, que acontece sempre nas noites de quinta-feira. Ainda por lá está localizado o restaurante de comidas típicas Marenosso.
Em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, a fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598, nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi.
Em 1633, apesar da localização estratégica, não impediu a invasão dos holandeses.
Anos mais tarde, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte.
O monumento ainda preserva os canhões – expostos na parte superior do prédio -, capela com poço de água doce e alojamentos. Patrimônio Histórico e ponto de cartão postal.
Do alto do Forte, temos uma visão linda do mar e ainda da Ponte Newton Navarro.
O mais aclamado intelectual do Rio Grande do Norte, o historiador e folclorista Luiz da Câmara Cascudo, foi homenageado com um memorial que reúne todo o seu acervo de livros, documentos e objetos que retratam a expressão da cultura popular do estado.
O prédio, em estilo neoclássico e datado de 1875, abrigava a Tesouraria da Fazenda até 1987. São 15 mil volumes, entre títulos de biografia, história, religião e folclore, além de correspondências do folclorista com outros grandes intelectuais do país como Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Gilberto Freire.
Para quem busca lembranças da cidade de Natal, provar um suco de caju e ainda curtir uma apresentação das “Marias Bonitas”, a Casa de Incentivo ao Artesão é um ótimo lugar.
A Catedral Metropolitana de Natal (também conhecida como Catedral Nova ou Catedral Nova Cidade) é uma catedral dedicada a Nossa Senhora da Apresentação. Foi inaugurada em 21 de novembro de 1988 e localiza-se no bairro da Cidade Alta.
Nossa Senhora da Apresentação é a padroeira da cidade de Natal. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio Potenji no dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém.
A antiga Catedral de Natal, atual Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, localiza-se na Praça André de Albuquerque. Lá, no dia 25 de dezembro de 1599, foi celebrada a primeira missa na cidade, pelo padre Gaspar Moperes.
Fonte: Wikipédia