Diário de Bordo: Praça do Papa, Igreja dos Reis Magos e Pedra Azul
O diário de Bordo de hoje vai falar sobre três pontos turísticos dos municípios de Vitória, Novo Almeida e Domingos Martins, localizados no estado do Espírito Santo.
Começamos pela Praça do Papa, inaugurada em 2008, está localizada na cidade de Vitória, mas precisamente na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. Perto da praça é possível visitar o Projeto Tamar dedicado às tartarugas e se você andar umas duas quadras vai encontrar o shopping Vitória, o mais famoso da cidade.
A Cruz Reverente é um monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica. (fonte: Wikipédia).
A Igreja dos Reis Magos, localizada no município de Novo Almeida, um dos últimos situados na parte da Serra (como chamam os capixabas) teve sua construção concluída em 1580 e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943, é um dos exemplos de construção jesuíta do Brasil.
O teto da igreja lembra e muito a parte do fundo de um navio.
O seu altar, construído em 1701, é todo esculpido em madeira, não me lembro de ter visto algo parecido em minhas viagens. Segundo o guia Fábio, a igreja já tem várias reservas de casamentos para o ano.
A ponte que você pode ver na foto acima divide os municípios da Serra e do Fundão. E essa vista pode ser contemplada do alto da Igreja dos Reis Magos, simplesmente lindo!
A última dica de ponto turístico que precisa ser visitado no Espírito Santo é a Pedra Azul que está localizada no município de Domingos Martins, distante aproximadamente 100km se você estiver no centro de Vitória.
A Pedra Azul está localizada no Parque Estadual de Pedra Azul e recebeu este nome porque dependendo da incidência de luz solar, a pedra, pode mudar de cor, ficando por não raras vezes de cor azul ou verde e até mesmo amarela. Entretanto, a maior parte do tempo branca acinzentada. Estima-se que a Pedra Azul mude de cor 36 vezes por dia. (fonte: Wikipédia)
O local de onde pode ser vista a Pedra Azul de mais perto é lindo, bem arborizado e o encontro com a natureza torna o local mais encantador. Só um adendo, neste dia não demos tanta sorte de ver a Pedra Azul em sua totalidade, a neblina a encobria quase que o tempo todo, mas valeu muito a pena.
Espero que tenham gostado dessas dicas, na sexta teremos mais sobre o Espírito Santo aqui no Percepções.