Peça: Novos Rumos
Na postagem anterior, muitas pessoas opinaram sobre a publicidade.
Uns amam, outros odeiam. Outros dizendo que a publicidade é uma falácia, arte de enganar, falatório, será?
Afinal, só estamos colocando em imagem e palavras o que você consumidor gostaria de ver, ler e ouvir, uma vez que para chegar até esse ponto pesquisamos e identificamos o que você gostaria de ser, ter.
Você sabia que há diferença entre publicidade e propaganda?
É sabido que publicidade é derivada do latim publicus e é o ato de tornar público um fato ou ideia. No nosso caso, a grande maioria das vezes uma ideia.
Já propaganda também vem do latim propagare, ou seja, propagar. Então, podemos conceituar propaganda como “o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor”. Viu? Já disse isso lá em cima.
Vocês sabiam que a propaganda é paga e a publicidade não?
Para esclarecer melhor essa diferença é que para propagar a mensagem, ideia você precisa divulgá-la em alguma mídia como, por exemplo: jornal, rádio, TV, revista, site, outdoor, busdoor, frontlight, backlight, empena e por ai vai e todas elas são pagas.
Enquanto, a publicidade é o consumidor tecer elogios ou críticas sobre um produto ou serviço.
Ficou claro?
Você tinha alguma dúvida sobre esse assunto, sabia a diferença, se sim, que legal se não, aprendeu novos conceitos.
Acredito que estava faltando no meu blog conceituar um pouco desse universo envolvente, dizer o que é marketing, ferramenta que nos ajuda a identificar as necessidades e desejos dos clientes.
Publicidade, propaganda, marketing mix ou 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), logo trago conceituação sobre esse assunto.
Entre tantos outros elementos de suma importância para fazer da publicidade essa magia que nós vemos nos dias de hoje.
Para ilustrar toda essa magia, divulgo de forma não paga (publicidade), essa peça que eu fiz para a Coordenadoria de Apoio Humano.
A ideia era transmitir um novo momento que está passando a Coordenadoria Adjunta de Saúde, afinal ela esta sendo toda reestruturada, reformada.
A criança olhando para o futuro vislumbra muito a mensagem a ser transmitida.
E a chamada da peça “Novos Rumos” com a cor amarela reflete energia que para todo profissional de medicina é essencial.
O texto foi escrito em um tag para conferir destaque ao anunciado.
Fazer publicidade é interessante e desafiador, não obstante faz você superar limites.
Crie! E seja seu próprio desafio.
Oi, Baby! Eu não sabia a diferença! bem legal isso tudo! Sobre a historinha do cachorro, não sei se é verdade, mas que parece, ah parece! Bjo!!!
Peça
Que quanto mais se tropeça
Mais se vive
Então vamos nessa
Sem muito pressa
Que não há o que se meça
Nessa demanda
Esqueça da propaganda
E vá criar…
Adorei conhecer a diferença entre propaganda e publicidade. Ótimo texto!!! Amei o blog!
Bjks, Beta
http://www.criativesse.blogspot.com
Oi Babi!
Não sabia qual era a diferença entre publicidade e propaganda, para falar a verdade, nem sabia que existia diferença, mas adorei saber disso!
E parabéns pela peça, apesar de leiga no assunto, acho que a imagem ficou linda e que o amarelo realmente caiu muito bem.
Um beijo grande!
Ótimoo seu post Babi, explicar as diferenças de coisas que a priori nos parecem ser a mesma coisa tira mtos da escuridão da ignorância.
Vc já ouvir falar de Wikinomics? Se não, entra em contato comigo, acho que pra vc seria ótimo saber e tvz se enveredar por mais uma forma de comunicação, a que mais cresce atualmente: a comunicação em massa.
Bjm
Babi,
Eu me referia a ums “profissionais de marketing” (inclusive um professor pós-graduado) que sempre repetem o chavão “descobrir necessidades”, mas udo o que fazem é empurrar soluções (sem saber qual é o problema), como verdadeiros vendedores.
Sabe que a Unilever (empresa séria) testa muito mais conhecimento de economia do que de marketing para seleção para o departamento de marketing?
Pois é… Querem pessoas que realmente estejam dispostas a descobrir necessidades e desenvolver soluções adequadas, ao invés de adequar o problema à “solução” criada.
E sim, eu estudei marketing com um dos grandes nomes do marketing no Paraná (volta e meia estava na tv, ensinando marketing e criticando “empurrômetro”).
É isso, Babi, excelente texto para esclarecer o significado de publicidade e propaganda. Chamar um publicitário de propagandista é incitá-lo à briga. Sou jornalista. Já pensou se me chamam de jornaleiro?
Ótimo seu blog. Fico a espera de sua visita, tá? Além de meus artigos, publico também outros de amigos jornalistas chegados.
Um excelente final de semana pra você. Descanse bem e não faça “propaganda” disso, viu?
Abraços…
Edward de Souza
Babi, tendo estudado relações Públicas e Jornalismo , eu não explicaria melhor… mas a opinião que dei no post anterior foi uma opinião ” laica”, não de”expert”… mas adorei sua explicação, super assertiva.
(Porque gostava de ser invisivel??? 🙂 )
Gostei da peça e da diagramação da página. Mas não acho que a criança simboliza isso de olhar para o futuro. Pensei primeiro que ele estava esperando o pai pescador voltar do mar… Sei lá, acho que ficou meio confusa a ideia, apesar de que a peça está mesmo linda.
Essa das diferenças, eu já sabia. mas sabe que nunca entendi isso direito? Acho que é por isso que estou fazendo Jornalismo e não PP… Hehehe!
Beijos!
Babi,
Muito bacana a campanha do Citroen.
Parabéns.
A boa propaganda é a que identifica necessidades e posiciona o produto como único (ou melhor opção) para atendê-las, com bases reais, para motivar e não gerar a frustração posterior do consumidor.
Os termos publicidade e propaganda se confundem na maioria das línguas.
Há quem defina a propaganda como o capítulo da publicidade que trata da divulgação de idéias (não de produtos), como na política.
Na maioria das vezes entende-se que o termo publicidade é mais abrangente do que propaganda.
Mas não creio que haja um consenso sobre isso e, na prática, as palavras são usadas como sinônimos e propaganda soa mais moderno.
Ambas as postagens estão ótimas.
Você escreve muito bem e expõe com clareza e objetividade suas ideias.
Quem sou eu ? Um metido de plantão … Espero que perdoe a intromissão.
Beijo.
Babi
Eu penso que na propaganda (a paga, como você colocou) há mensagens maravilhosas, assim como há enganosas. Como há profissionais de Direito com boas intenções e honestos e há os mal intencionados, que só querem o dinheiro do cliente. Mas de uma maneira geral, a propaganda de cosméticos e margarinas, vendem imagens quase sempre inalcançáveis…
Um beijo pra você e bom feriado
Eu estava realmente precisando desse esclarecimento. É muito fácil julgar sem ter conhecimento do assunto. Valeu.
Babi tb é cultura hehe, tb nao sabia nao a diferença :)))
flor obrigada pela visitinha sempre mega bem vinda :))))
bjokas linda
adorei teu blog!!
ótimo texto, muito bom voltar ao teu blog. Gosto daqui.
Maurizio.
* vc é uma linda mulher….
Adoro seus textos, sempre muito bem escritos!
Hoje tô contando uma novidade bombastica lá no criative-se, passa lá para conferir! http://www.criativesse.blogspot.com
Interessante, como não sou do meio não sabia as diferenças, bem legal! Bjao
Oi, Babi,
Primeira visita. Te vi como seguidora do blog Criative-se – do qual também faço parte – e passei por aqui para te conhecer. Curioso: primeira vez que encontro um blog falando do segmento publicitário com esse enfoque mais conceitual. Pessoalmente, gosto muito. Sou jornalista, vivo de textos e conceitos. No nicho em que atuo já há alguns anos – produção editorial para a classe médica e com financiamento da indústria farmacêutica – a questão do conceito é a chave dos nossos melhores negócios. Mais do que a mídia, a idéia contextual tem sido nosso grande apelo ao propósito de oferecer aos médicos algo que ele não considere como uma influência direta da indústria em suas escolhas e prescrições. De certa forma algo como falar de publicidade e propaganda.
Legal, não é? Bom…já vi que você visitou o Criative-se. Se quiser conferir o meu espaço por lá, posto minhas crônicas toda sexta-feira. E também tenho um blog pessoal ( http://www.eassimquesou.blogspot.com)
Bjs. Veronica
Oi, oi!!
Sumi por alguns dias!
Mas já estou de volta para acompanhar cada blog que estava costumada visitar!!
Aparece lá no meu!
Oi, Babi! Muito bacana… Porém, todos os amigos que trabalham com publicidade, em uma certa etapa da vida, se deparam com o dilema de propagar ou divulgar algo alheio a sua vontade ou interesse. Vi isso acontecer mais de uma vez. Grande amiga publicitária com carreira sólida em SP largou tudo porque estava “cansada” de usar todo o seu talento para “vender sabão em pó”. (Foi responsável pelo lançamento e estabelecimento da marca Ariel no Brasil).
Mas você é jovem e ainda tem muita estrada pela frente… Beijos
Oi!!!
Tbm não sabia a diferença.
E, confidência: adoro seu Estado. Por enquanto, apenas por fotos, mas…
fiquei um tempão sem postar e sem aparecer no meu blog, mas to de volta. Aparece. Bjs