Sobre o uso de maquiagem
Você com toda certeza deve ter visto que recentemente a cantora Alicia Keys disse que não vai mais usar maquiagem.
A cantora disse o seguinte “”Não quero mais me esconder. Nem minha cara, nem minha mente, nem minha alma”. E disse mais “Antes de começar a fazer meu novo CD, escrevi uma lista com todas as coisas que eu não aguentava mais”, escreveu Alicia. “Uma delas é como as mulheres são manipuladas para acharem que sempre têm que ser magras, sensuais, desejáveis ou perfeitas”, completou.
Confesso que acho uma decisão bastante madura e corajosa, eu não o teria.
Agora, maquiagem é aquela coisa que ou você não gosta, porque não sabe fazer ou porque não tá nem aí para isso, ou gosta e não usa no dia a dia porque não sabe fazer ou ama de paixão e sabe fazer, que é o meu caso, eu sei, mas não chego a maestria de uma Camila Coelho, Alice Salazar e por aí vai.
Tudo bem que tem aqueles dias que a gente fica meio que de “saco cheio” e não quer nem saber e quando esses dias me assolam, eu costumo só usar batom e de preferência um com o tom mais forte.
Se você é daquele tipo que ama maquiagem mas não sabe como fazer, é só praticar, tem um monte de tutoriais no YouTube ensinando.
Agora, se você não gosta mesmo, não tem problema, seja você mesmo, afinal não será o uso ou falta da maquiagem que vai determinar quem você é.
O que você pensa sobre esse assunto?
Acho bacana da parte dela, mas um tanto quanto radical. Ela determinou que maquiagem é utilizada como máscara, disfarce, para mostrar que as pessoas são o que não são.
Maquiagem não é algo inventado nesse século, e menos ainda para dar suporte à vaidade alheia. Desde os nossos ancestrais, em todo o mundo, a maquiagem é utilizada como força de expressão…para identificar grupos, povos, tribos e seus rituais.
Não acredito que esse significado se perdeu, apenas que foi ressignificado. Eu prefiro batom claro, algumas amigas, escuros. Não uso delineador, mas essa era a “marca registrada” da Amy Winehouse, certo?! Cada um se expressa de um jeito, por isso cada homem ou mulher se maqueia de um jeito.
Mas ok… Cara limpa é uma força de expressão também. Então viva a diferença!
Janayna,
É um assunto bastante polêmico e penso que no final das contas, cada um vai fazer o que melhor lhe couber.
Obrigado pelo comentário, te espero sempre aqui no Percepções.