Terça do Cinema: Estrelas Além do Tempo
Começo o meu texto falando de três mulheres empoderadas, a palavra completamente desconhecida à época (final da década de 60, início da 70), é como eu às descrevo 🙂
Já havia dito isto por aqui e não me canso de repetir. O tanto que os meus antepassados sofreram, para eu estar aqui hoje. E só posso dizer: Muito Obrigada!
Infelizmente a cor da pele antigamente, não que seja diferente nos dias de hoje, dizia muito sobre como as pessoas iriam tratar você.
Ser mulher e ainda ser negra… Era (ou continua sendo?) bastante cruel.
O filme conta a história de três mulheres negras, que trabalhavam na Nasa, e que conseguiram conquistar um espaço, até então dominado por homens e por “homens brancos”.
Era bastante incomodo e triste ver os constrangimentos pelas quais elas passaram e o tanto que elas tiveram que lutar para chegaram onde chegaram dentro da NASA. Vendo o filme, me senti tão orgulhosa de ver essas três mulheres: Katherine, Dorothy e Mary Jackson quebrando barreiras até então intransponíveis.
Imagina você ser a primeira negra a estudar em um curso, dominado somente por “homens brancos”?
Já parou para pensar que a posição que você ocupa hoje em determinada empresa, se deu pelo grande empenho de Katherines, Dorothys, Marys Jacksons da vida.
Confira a sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
Estrelas além do tempo é um filme baseado em fatos reais que fala sobre coragem, determinação e nos mostra que não podemos desistir nunca, afinal, a luta dessas três mulheres entraram para história. Escreva a sua também!