Um case de sucesso: Chinelos Havaianas
“As legítimas” como são chamadas começaram a ser fabricadas no ano de 1962 pela Alpargatas.
É um chinelo de borracha e que na época foi lançado para atender a classe média, mas com o passar do tempo, todo mundo começou a usar e com isso o chinelo acabou se popularizando demais.
Lembram que só havia um modelo, aquele branco de tiras azuis e que ficavam jogados de qualquer jeito lá no fundo do mercadinho ou supermercado?
A popularização do produto foi um problema e o levou a categoria de commodity – produto básico de importância comercial – e como só havia um único modelo, os riscos eram enormes de fracasso.
A mudança de comunicação não seria suficiente, era preciso uma mudança drástica de mix de marketing.
O primeiro passo foi em 1994 onde novos modelos foram criados e essa linha foi chamada de Top que possuía novas cores e formatos diferenciados e foi determinado um nicho de mercado.
Todos os PDV´s (ponto de venda) receberam um modelo conforme seu target (público-alvo).
Outra mudança foi a forma de expor os produtos, antes em cestas com pares misturados, foi criado um display para valorizar o produtos e facilitar a escolha e com isso impulsionar as vendas.
O importante é facilitar a vida do consumidor.
Depois de posicionar o produto para o público certo, muda-se a comunicação, deixa-se de falar sobre o produto (as tiras não soltam e não tem cheiro), para destacar o usuário e as suas atitudes.
Entre as estratégias está o patrocínio em eventos de moda e o trabalho de assessoria de imprensa e RP junto aos formadores de opinião e a imprensa.
As campanhas de publicidade de TV, jornais e revistas começam a mostrar artistas famosos usando Havaianas.
Hoje, 18 anos depois o chinelo Havaianas virou artigo de moda, está lado a lado com grandes marcas internacionais como Channel.
H Stern cerca vez criou um chinelo no valor de R$58 mil uma verdadeira joia.
Os chinelos estarão sempre na moda, hoje possui suas próprias lojas e uma coisa bacana é que agora ela vende as tiras separadamente.
Se você tem um chinelo com a tira arrebentada, não se preocupe e não jogue fora, como fiz com vários pares meus, coloquei tiras novas.
E ai quantos pares de Havaianas você tem?
Havaianas é tudo de bom!
Parabéns pelo post e aproveito para fazer um convite:
Visite o blog dos apaixonados por havaianas.
http://havaianomaniacos.blogspot.com
[]'s