Viola de Cocho
Conheça mais um pouco da cultura do povo mato-grossense.
A viola de cocho é feita de um único pedaço de madeira, sem emenda e sem abertura no corpo frontal do instrumento, é típico dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As cordas, em número de cinco, eram antigamente feitas com tripas de macaco ou de ouriço, porém hoje se usam as de nylon.
A viola de cocho é também conhecida, segundo pesquisas do Prof. Abel Santos, como alaúde brasileiro, visto terem sido os alaúdes trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses que, aqui chegando e não encontrando condições para sua confecção, improvisaram a viola de cocho como substituta. Santos (1993).
Em janeiro de 2005 o Ministério da Cultura, seguindo as diretrizes da atual Política de Patrimônio Imaterial do governo brasileiro, promoveu o “Registro” do Modo de Fazer a Viola de Cocho como Patrimônio Imaterial do Brasil.
O registro equivale, para o patrimônio imaterial, à figura jurídica do tombamento para os bens culturais de natureza material.
Com a implementação da atual política o governo brasileiro vem registrando inúmeros bens culturais de natureza imaterial em todas as regiões brasileiras.
Apesar da primeira menção histórica sobre viola de cocho ser, segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Cultura, em nota naquela data, no final do século XIX, sua importância para a cultura popular da região matogrossense e pantaneira é grande por se tratar de um instrumento completamente adaptado ao ambiente e às circunstâncias locais.
Referência Bibliográfica: História de Mato Grosso – Da ancestralidade aos dias atuais.
Autora: Elizabeth Madureira Siqueira
Ano: 2002 – Cuiabá-MT
Editora: Entrelinhas
Olá Babi.
Fico muito feliz que curtiu o trabalho. A Dodis é um amor de pessoa e trocamos muitas idéias por aqui. Obrigada por add meu blog em seus favoritos.
Bjocas!!!
HI, I just joined this community. I m from China. I like this forum…….hope to learn lot of things here 😉
———————————————
http://www.beatonlinepokers.com