Terça do Cinema: The Post
O longa concorre ao Oscar na categoria melhor filme. E digo que The Post é baseado em fatos reais e mostra a luta de um jornal local, The Washington Post, e de outros como o New York times pela verdade e pela liberdade de imprensa.
E vendo o filme senti tanto orgulho de ver tantos jornalistas lutando pela verdade e fazendo jornalismo sério, responsável e de utilidade pública. Digo isso, porque infelizmente não é isso que eu vemos nos dias de hoje.
E você sabia que o filme é baseado em fatos reais e só foi o princípio da derrocada do presidente Nixon?
O filme mostra que diversos governos norte-americanos omitiram diversos fatos sobre a guerra no Vietnã e que isso levou diversas famílias a perderem os seus filhos para a guerra.
O final do filme é surpreendente e fica aquele gostinho de quero mais…. Não vou falar nada para não dar spoiler.
Um fato que me chamou bastante a atenção, o lugar da mulher em tempos de uma sociedade machista e cheio de preconceitos. A sensação que dava era de que a mulher não tinha nenhuma vez não tinha voz (e penso que naquela época não tinha mesmo), e essa sensação fica muito nítida na cena em que Meryl está em uma sala de reunião onde existem vários homens.
Apesar disso tudo, ela, mostrou o empoderamento no momento necessário.… Só para mencionar, o jornal a pertencia.
Algo que me orgulhou também, como sabem sou publicitária, e no meu trabalho convivo com diversos jornalistas. Voltando, o que me orgulhou muito, foi ver como o jornal era feito naquela época, chapa por chapa, letra por letra, ou seja, um trabalho extremamente meticuloso, repleto de cuidados. E, nós, os profissionais da área de comunicação devemos dar o devido valor à aqueles profissionais e agradecer porque hoje, com a tecnologia existente, o nosso trabalho fica bem mais fácil.
Naquela época, se fazia mágica.
Confira a sinopse do filme: Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.
O filme é dirigido por Steven Spilberg e só tem no elenco Meryl Streep e Tom Hanks, tá bom para você?