Páginas
TwitterRssFacebook 
Categorias

Postado por em abr 27, 2020 em Variedades | 0 comentário

Futuro, espera, que futuro?

Futuro, espera, que futuro?

O amanhã, com toda certeza você tem pensando muito sobre ele? Eu tenho pensado, quem não tem, mas me pergunto, haverá um amanhã?

Como será o mundo após a pandemia do covid-19, será diferente? Não será? Já é diferente. Nasci na década de 80, marcada, por exemplo, pela queda do muro de Berlim. Jamais imaginei que viveríamos tal situação. É muito louco!

Sobre o futuro me lembrei um pouco da canção interpretada pela cantora Simone…

“Como será o amanhã | Responda quem puder | O que irá me acontecer | O meu destino será como Deus quiser”

Será, será que a canção não ficou démodé, para uma pessoa de fé como eu, será como Deus quiser, mas sempre temos que fazer a nossa parte e planejar a nossa vida para o agora, porque o amanhã, na atual conjuntura é completamente desconhecido. Vamos viver um dia de cada vez, e está tudo bem, um dia acordar toda animada (o) e produzir horrores e no outro dia, querer apenas ficar vendo uma série ou filme na Netflix. Nesse tempo meio maluco, se permita. 

Ao meu ver, não existe mais o futuro, o amanhã, como mesmo confirmou André Carvalhal, consultor em moda e escritor dos livros “moda com propósito, viva o fim e a moda imita a vida”, nossas decisões devem ser pautadas pensando no presente. Não só as nossas decisões pessoas, mas também as estratégias de marcas.

Sobre os livros, super indico. Já li Moda com propósito que fala muito da forma consciente de se consumir moda.

Nada será como antes…

As marcas precisarão repensar processos, escolhas. O home Office fará cada vez mais parte do nosso cotidiano, afinal empresas já estão avaliando essa nova forma de entrega de serviço por parte de seus colaboradores. As lives que até então uma novidade, será cada vez mais comum, e tem sim, jeito de fazer grana e gerar conteúdo, muito conteúdo com elas.

A pandemia tirou um pouco o ser humano do foco do eu para o foco do outro. A natureza respira. Nada será como antes.

Enquanto não surgir uma vacina, penso, como uma amiga me falou, experiências com a participação de milhares de pessoas não farão mais parte da agenda mundial, nem, infelizmente, da nossa rotina. Ficará marcado em nossa lembrança, porque quem viveu, viveu. Respire!

Nessa etapa, o que vai contar muito será a produção de conteúdo, o que essa marca está fazendo e quais impactos positivos ela tem deixado para o planeta, se isso era algo que estava presente no planejamento de marketing de empresas a médio e longo prazo, sinto lhe informar, mas esses processos serão pra hoje, o cliente não irá mais consumir produtos ou serviços que prejudiquem a natureza ou se utiliza de trabalho escravo. Esses processos já eram exigidos muito antes do covid-19 e agora será fundamental para a sobrevivência de marcas ao redor do mundo.

O covid-19, veio, infelizmente, e acelerou alguns processos e nos jogou nesse universo completamente desconhecido. Será preciso muito estudo para entendermos para onde iremos e como iremos. Navegamos, por águas completamente desconhecidas.

E, você, como tem pensado e planejado o seu hoje, o seu agora? E, ficar desanimado, é normal e está tudo bem. Respire, inspire!

E mais do que tudo, será necessário que as marcas gerem empatia, conteúdo e que se tornem cada vez mais digitais.

E nunca antes na história precisaremos tanto da tecnologia para o desenvolvimento dos nossos processos e para envolver o nosso público-alvo. Como dizia o personagem Alberto da novela Bom Sucesso, interpretado por Antonio Fagundes “Avante”.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *