A sua roupa fala…
Já começo esse post dizendo que foi completamente inspirado pelo livro “Moda com Propósito” do André Carvalhal.
E posso com segurança que o propósito em questão se assemelha muito a “missão” que estudamos durante as aulas de marketing na faculdade.
Vou trazer muitas coisas do livro para o Percepções, porque o conteúdo do livro é muito bom e merece ser compartilhado e digo mais, merece ser comprado e lido e marcado, afinal temos muitos ensinamentos que nos faz refletir os variados processos, como é a moda hoje, como ela deveria ser, se está funcionando o processo de moda nos dias de hoje, se o fast fashion é o caminho…
Tem um capítulo no livro que fala sobre a roupa que vestimos diz muito sobre a gente e achei interessante trazer esse conteúdo para cá. Okay, a gente sabe que a roupa fala muito sobre a gente. Confira!
A Cris Guerra, publicitária, escritora e blogger, que é citada no livro, diz “se vestir é uma oportunidade e tanto para nos conhecermos melhor” eu super concordo com ela 😉
E tem mais um trecho super interessante no livro
… peças bordadas ou feitas à mão e com carinho podem despertar nossa atenção aos detalhes, ao amor ou à paciência. Estampas da fauna e da flora podem acordar nossa preocupação com o meio ambiente, despertar uma relação afetiva com a natureza. Peças fortes feitas de materiais pesados podem denunciar nossas armaduras. Peças básicas podem representar nossa falta de coragem ou insegurança e até um comprometimento com a razão. Enquanto outras, desejo de refinamento, atenção ou dignidade.
E a evolução do seu armário vai dizer muito sobre você… E em qual fase você se encontra. Analise!
Outro trecho do livro diz
Já parou para pensar no quanto as roupas falam? […] “olha como eu emagreci”, “Me esqueça, não quero ser notada”, “Desvende os meus segredos”, “Reparou como eu sou forte”, “Eu me garanto” são só algumas das observações que se tem ao analisar a vestimenta de algumas pessoas andando pelas ruas. Lugar, que serve de grande pesquisa. As pessoas ao se vestirem querem passar mensagens que emagreceram, ou que são fortes, ou que não querem ser notadas ou mesmo aquela que está acima do peso, mas usa aquela roupa coladinha porque quer mostrar que se garante.
Vou finalizar este post com a mesma indagação que tem no livro
Agora repare como você está vestido e pense se é isso que você gostaria de dizer hoje.