Terça do Cinema: Agnus Dei
O filme é uma produção francesa/polonesa baseado em fatos reais e que se passa no ano de 1945, durante a segunda guerra mundial.
Conta a história de uma médica francesa que se depara com uma realidade muito triste vivida pelas freiras de um convento na Polônia.
É muito triste a realidade que vive as freiras que se veem grávidas e como fizeram votos de castidade e também o de servir a Deus, se sentem cheias de pecados, sujas, e não consigo imaginar quais outros sentimentos elas sentiram vivendo aquilo tudo.
Outro ponto a ser abordado é a forma nojenta como os homens tratavam as mulheres naquela época, o que não mudou nos tempos de hoje. E só reforça o comportamento machista de séculos. Se eles não respeitavam nem as freiras, imagina qualquer outra mulher que vivia nas cidades pelas quais passavam os soldados durante a guerra e neste caso, os soldados tinham nacionalidade russa.
> Assista Suíte Francesa, Já falei sobre esse filme por aqui, tem cenas que comprovam ainda mais esse fato, a falta de respeito dos soldado pelas mulheres e o fato delas aceitarem tal condição para poderem sobreviver 🙁 O longa está disponível na Netflix.
Durante o filme quase ocorre um estupro… E é bem triste ver cenas assim, porque retrata toda a fragilidade da mulher, toda a invasão não permitida ao corpo feminino… Raiva!
Outro cenário muito triste é o que acontece com alguns dos bebês gerados pelas freiras… é de partir o coração… Não consigo mensurar e nem entender…
Diante de todas essas atrocidades vividas pelas freiras, elas conseguem, algumas, até enxergar uma luz, graças a ajuda de Mathilde, a jovem médica francesa que se arrisca por diversas vezes e em inúmeras situações para ajudar as jovens freiras do convento. Outras, não conseguem ver a luz ou mesmo não conseguem permanecer na fé…
Confira a sinopse do filme: Em 1945, na Polônia, Mathilde, uma jovem médica francesa, descobre que freiras moradoras de um convento foram estupradas por soldados e muitas delas engravidaram. Mathilde, escalada somente para cuidar dos franceses, secretamente, começa a ajudar as freiras. A médica ainda precisa enfrentar os julgamentos das religiosas que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade.
O longa está disponível na cartela de filmes da Netflix, assista e deixe o seu comentário aqui no blog, quero saber se você gostou e se já assistiu comenta também 😉