Diário de Bordo: Pontos Turísticos do Rio de Janeiro (Parte I)
Pode ser que ao ver este post, você pense ah! Já conheço isso tudo ai, mas pode ser que você tenha deixado passar alguns desses pontos, ou mesmo nunca tenha ido ao Rio, então estão aqui dicas de pontos turísticos que você deve conhecer na cidade maravilhosa.
Posso dizer que esse apelido cai muito bem a esta cidade, afinal por todos os lugares que você anda, tem coisas lindas para serem vistas.
Apesar da violência que assola a cidade do Rio, e confesso que foi isso que me impediu de conhecer a cidade por diversos momentos, posso afirmar que me apaixonei pela cidade.
Bom, vamos as dicas dos pontos turísticos que valem a pena serem visitados nesta linda cidade. É claro que vai faltar um monte de coisas, porque é tanta coisa para se ver, que você fica meio perdida.
Vou dividir o post em três partes porque na seleção dos locais (tem muitos), percebi que a postagem ficaria muito grande e cansativa.
Começo a seleção com o Pão de Açúcar, que em seu ponto alto chega a 400 metros acima do nível do mar. A aventura tem início com a viagem de bondinho, um teleférico envidraçado que apresenta detalhes e ângulos únicos da perfeita geografia carioca.
A primeira parada é feita no Morro da Urca, a 220 metros de altitude, é possível avistar a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo.
Na segunda e última parada, o vista panorâmica apresenta, além da baía, grande parte da orla da Zona Sul e de Niterói.
A vista de lá do alto é algo incrível, tive a mesma sensação quando visitei o Cerro de San Cristoban, quando estive em Santiago no Chile.
A segunda dica é o Cristo Redentor ou Corcovado que foi inaugurado em 1931, a imagem é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Visível de diversos pontos da cidade e confeccionada em pedra-sabão, tem 30 metros de altura, 28 metros de uma extremidade à outra e pesa 1.145 toneladas.
Durante a visita me senti um nada, diante da imagem do Cristo grandioso e humilde.
O terceiro ponto que indico aqui é a Escadaria Selarón, localizado na Lapa. Acredito que todo mundo deve ir lá fazer uma foto, me senti o próprio Snoop Dog com o Pharell.
A escadaria é composta por 215 degraus, num total de 125 metros e começou a ganhar essa cara em 1994. Para compor esse visual foram necessários mais de 2000 azulejos, advindos de mais de 60 países.
Um episódio triste marca a escadaria, o assassinato do seu artista Selarón.
O quarto ponto é o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas localizado em Santa Teresa. O ponto alto é a vista belíssima da Baia de Guanabara e do Rio de Janeiro.
O recém-inaugurado Museu do Amanhã é a quinta dica de ponto turístico a ser visitado. Já digo que ter paciência é fundamental para quem quer visitar o museu, que anda com filas bem longas.
Sobre o museu, ele nos faz refletir sobre o nosso comportamento como ser humano e como estamos tratando o nosso planeta.
Tem ainda dica da Ilha Fiscal como a sexta opção para visitação. Para chegar até a ilha é necessário comprar o bilhete de visita no Museu Naval, localizado na Praça XV. Os passeios ocorrem de quinta a domingo às 12h30, 14h e 15h30.
A Ilha Fiscal é marcada pelo último baile do império, há exato 9 de novembro de 1889. No livro 1889 de Laurentino Gomes, tem detalhes deste dia, a propósito vale muito a pena ler a trilogia 1808, 1822 e 1889.
Ainda na família Bragança, vale muito pena visita a Quinta da Boa Vista, que era a casa da família Bragança aqui no Brasil. O local é lindo, vale para caminhada, andar de bike, de skate, fazer piquenique. Uma curiosidade: Dom Pedro II nasceu na Quinta.
Fiquei pensando sobre o que faziam os membros da família real naqueles dias…
Fecho a primeira parte do post com o Paço Imperial que está localizado na Praça XV, o local é tão importante porque marca grandes acontecimentos da nossa história como: O Dia do Fico e a assinatura da Lei Áurea (da abolição da escravatura).
Aguarde mais postagens com dicas de locais para serem visitados lá no Rio.
Segue a Fanpage do Blog no Facebook AQUI e lá você vai encontrar outras dicas para curtir no Rio de Janeiro.