A Arte de Negociar
Negociar faz parte da nossa vida, está presente em todas as esferas: pessoal e profissional. É válido dizer que você negocia até com você mesmo, afinal o ser humano está em constante conflito.
Você se lembra das suas últimas 03 negociações?
Não pense você que negociar é pensar somente na esfera profissional, algo formal. Você negocia com o seu pai, mãe, irmãos, marido, esposa, namorado (a), com o seu chefe, cliente e com tantos outros.
Nunca use a sua autoridade para conseguir o que quer mesmo porque você não conseguirá extrair o melhor daquele que está envolvido no processo.
Negociar é uma arte?
Uma negociação pode ocorrer mais tranquilamente onde todas as partes detêm o mesmo poder, onde há um ganha/ganha. Pense nisso!
Diante de uma negociação não gere expectativas porque muitas vezes você pode não cumprir com o que foi prometido. Cuidado ao criá-la.
Nunca entre em uma negociação com o espírito competitivo, mesmo porque ela precisa ser boa para todos os lados. Na negociação busque manter o tom de parceria, ser gentil, e jamais ser grosseiro ou assumir uma posição de autoridade porque dessa forma todos ganham.
O mais importante, faça com que a ideia seja do outro, conduzi-lo ao caminho que você deseja (esposa faz muito isso com o marido) e preste atenção no outro em sua linguagem corporal, no que ele diz, é de suma importância ouvir, isso fará de você um bom negociador.
E não se esqueça: “planejamento é fundamental em uma negociação”. Prof. Jorge Maurício de Castro
O silêncio leva a informação e procure não avaliar o que esta sendo dito, descubra o que esta sendo comunicado. E acima de tudo, faça com ética.
Uma dica: não conceda muito, nem rapidamente.
Babi, adorei seu texto e achei importantíssimo quando você diz que não se deve entrar numa negociação com espírito competitivo, porque ela deve ser boa pra todos os lados. Concordo plenamente com você. Ao tentar negociar qualquer coisa, acho importante ser gentil, cordial e nunca colocar o que queremos negociar ou mudar de forma autoritária. Ótimo post! Beijos!!!!
Oi, Babiii!!
Sim, estou sumida mesmo!!
Mas é que estou numa correria sem noção!!
Porém sempre que consigo dou uma conferida nos meus blogs queridos!!
beijão, amada!
Saudades, Fêr!
Eu vivo negociando, o dia todo. Com meus filhos, com meu marido, com a empregada… Acima de tudo negocio no trabalho, afinal trabalho com mercado externo.
Eu gosto, cheguei a conclusão q gosto de viver intensamente, afinal negociar é viver intensamente.
bjus
Ola vim conferir o post de hoje a negociação realmente e uma arte e fazemos isso desde criança eu faço os temas se me pagar sorvete depois serei bom menino se me der video-game no natal…ahaha..o importante acho que nem voce disse e negociar com etica…http://kriativa.zip.net
bjos