Diário de Bordo: Convento da Penha e Praias de Manguinhos e Costa
Chega ao fim as postagens sobre a minha viagem ao Espírito Santo, e como rendeu posts por aqui no Percepções e espero ter ajudado quem pretende conhecer este estado.
Sei que às vezes é bem difícil achar informação sobre determinados destinos e os diários de bordos que faço por aqui tem essa intenção, ajudar. O diário de bordo desta quarta vai falar sobre o Convento da Penha e ainda sobre as Praias de Manguinhos e Costa.
O Convento da Penha é uma igreja que foi erguida no alto de um Penhasco que está a 154 metro de altitude, foi fundada pelo Frei Pedro Palácios que chegou por aquelas bandas em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.
Esse painel sumiu por 3 vezes e foi encontrado no alto desse penhasco, da última vez por índios nativos da região, diante desse mistério, o Frei entendeu que Nossa Senhora queria que sua igreja fosse edificada naquele local. Por ter sido construída no alto do penhasco, a igreja recebeu o
nome de Nossa Senhora da Penha. A Santa é a padroeira do estado do Espírito Santo. Uma curiosidade, os fiéis que quiserem assistir missa por lá irão assisti-las de pé, não há bancos na igreja.
Lá também está localizada a Capela de São Francisco.
Confesso que a vista do alto do convento era o que eu estava mais ansiosa em ver, é muito lindo! Do alto da para ver as cidades de Vitória e Vila Velha, as Ilhas do Frade e do Boi e outras belezas como a terceira ponte.
Agora destaco as outras praias que fui em Vitória e Vila Velha, primeiro a de Manguinhos, localizada na Serra à aproximadamente 25 km da capital Vitória.
A praia é de pescadores, suas águas são frias e foi lá, não me lembro o nome do local onde comi, me lembro que era uma casa, mais próxima de um rio, que saboreei a melhor moqueca de camarão de todos os lugares que lá passei e experimentei a gastronomia.
A praia é tranquila, não é tão movimentada sabe, gosto mais assim. E é um local que indico para o turista que deseja conhecer outras praias que não são as urbanas.
Uma praia que indico para quem for ao Espírito Santo é a Praia da Costa, localizada em Vila Velha, no ponto que fiquei em frente do hotel Comfort, as ondas são bem nervosas e confesso que tomei vários caldos por lá e falo isso sem vergonha nenhuma e foi super divertido, ri muito de mim mesma. Vale destacar que naquele ponto não havia bares, mas era possível alugar um guarda-sol por R$10 e a cadeira por R$5, para quem não esta muito afim de ficar consumindo em um dos bares de lá é uma boa pedida.
Se você andar um pouco mais em direção a Praia da Sereia é possível subir em umas pedras e avistar uma bela vista do mar e de todos os prédios que compõem a orla da praia, maravilhoso!
Pra varias as suas águas são frias também, mas onde eu fiquei tomei tanto caldo que nem senti.
Encerro aqui todos os posts sobre o Espírito Santo e é claro que rolaram mais coisas e se você quiser ver mais fotos desta viagem pode me seguir no Instagram no perfil @babicmello e se você quiser dicas do que fazer por lá, onde comer por exemplo, pode me mandar AQUI!
E uma última dica, se você gosta de balada não pode deixar de ir ao Triângulo das Bermudas, local repleto de bares e restaurantes, por lá fui no Bar Abertura, bem movimentado, almocei no Bilac e jantei na Cantina D´Itália, especializada em gastronomia italiana. E se você adora uma feira, não deixe de visitar a que fica localizada na Praça dos Namorados no bairro do Canto, as barracas estão sempre por lá aos sábados e domingos, só posso dizer que amei o crepe e o churros de doce de leite, bom demais! Todas essas dicas são para a cidade de Vitória.
Espírito Santo, adorei e valeu!
Serviço
Missas no Convento de Nossa Senhora da Penha
De segunda a sexta-feira: 6h, 7h, 8h, 9h30 e 15h
Sábado: 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30
Domingo: 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h