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Postado por em maio 22, 2009 em Publicidade | 28 comentários

Marca

Marca

Já nascemos com uma grande marca, o nosso nome.

E para tanto ele deve ser fácil de pronunciar, lembrar e de reconhecer caso contrário você passará o resto da sua vida corrigindo as pessoas.

E dessa forma que você tem que pensar em relação a marca, ou atribui um nome fácil ou passará o resta da vida trabalhando o nome da marca para consolidá-la no mercado.

Uma dica: nomes curtos funcionam.

Sabe o top of mind, ou seja, a primeira palavra que vem a nossa cabeça quando perguntamos ao cliente, por exemplo: TV por assinatura ele responde: Sky.

E assim que deve ser a sua marca, a primeira coisa que vem a mente da pessoa e é nesse caminho que construímos algo sólido e poderoso.

A marca precisa ser forte e marcante.

A marca é o ativo mais perdurável dentro de uma empresa, sabe por que, ela pode valer milhões e nada comparada a estrutura, exemplos: Coca-Cola, Nokia, Microsoft, Google.

Em 2007 a marca Coca-Cola, a mais cara do mundo, valia cerca de 67 bilhões. Imagina hoje quanto não deva valer.

No marketing chamamos de Branding a construção de marcas fortes e para tanto ela representa a percepção e o sentimento que o cliente tem em relação a sua marca.

Quando poderosa, a marca possui um alto brand equity, que é conceituado como o efeito diferenciador positivo que o conhecimento do nome da marca tem sobre a reação do cliente ao produto ou serviço, ou seja, quanto o cliente está disposto a pagar mais pela marca.

Um alto brand proporciona um diferencial competitivo e nesse mercado é de suma importância.

Uma marca possui atributos, benefícios e o mais importante crenças e valores (no meu ponto de vista, essas duas últimas são as mais fortes, afinal elas são acompanhadas de emoção).

Marca pode ter um posicionamento, sabia disso?

Por exemplo: a Volvo (segurança), a FedEx (garantia de entrega pontual), Natura (bem estar) e Nike (desempenho).

É importante destacar que ao posicionar uma marca, é preciso definir sua missão e visão do que deve ser e fazer, ou seja, direcionamento.

Depois dessas dicas não se esqueça de verificar se já não existe uma marca como a que você escolheu afinal o uso indevido por causar problemas futuros e o mais importante registre.

Como falamos de marca, deixo com você esse vídeo repleto de fantasias da Coca-Cola, que há tempos não faz uma campanha bacana.

 

28 Comentários

  1. A Coca-Cola tem inumeros produtos que ninguem sabe que e Coca-Cola, mas que fazem toda diferenca pras vendas.
    Na America do Norte, temos os energeticos Full Throttle e Monster. Ate Janeiro, tinhamos Rockstar e Full Throttle. Compramos Monster da Pepsi e, semana passada, a Pepsi levou a Rockstar.
    Ninguem me consultou, afinal de contas, sou so caminhoneiro…

    Bem, Rockstar vende muito, e bares compram Rockstar e Coca-Cola pra misturar nos drinques.
    Monster nao vende tanto… A Coca-Cola agora quer fortalecer a marca Monster (Rockstar ja era forte) e tentar empurrar este produto inferior junto com o refri…
    Acho que foi um erro estratetico imbecil. Mais facil perder o cliente pra Pepsi que convence-los a comprar o produto inferior.

    Captain Forr

  2. Oi, Babi… Realmente as marcas tem o poder… Se bem criados e trabalhados, garantem seu sucesso por gerações, né!! É incrível. A Coca-Cola é um bom exemplo, e tem tantos outros por aí, que nossa. As vezes os produtos até deixam de ser de qualidade, mas a marca está tão consolidada, que continua fazendo sucesso e vendendo horrores, mesmo assim. Agora já sei, quando abrir meu café – Bistrô, vou estudar muito antes de batizá-lo… hehehe! QUero que esteja na boca do povo, e por bons motivos, eheheh!

    Adoro teus textos, Babi.

    Bom findi pra ti.
    Bjooo

  3. Li seus posts desta sua primeira pagina,e confesso que adorei entrar no seu blog, se me permitir acompanhar teu blog, me daria imenso prazer.Como o encontrei?rs No blog Palavras de osho,no qual acompanho.Eu dificilmente entro em blogs alheios,mas ultimamente tenho tido sorte em encontrar varios deles qualitativamente diferentes e com conteudo que vale a pena debruçar-se a ler..rs

    Meu blog tem poesias,poemas ,e pensamentos e a pretensa “confecçao” atual de escrever um pequeno Guia de Literatura Universal..Bem esta convidada!rs

    http://aurummetalicum.blogspot.com

    um bj!

  4. Que propaganda linda!! Esta, eu não conhecia. Adorei a parte em que o cara vai pegar a garrafa, e na verdade, são várias borboletas. Genial!!

    Realmente o nome da Marca é um dos maiores motivos para ela ser, ou não um sucesso.

    Sabe de que nome eu gosto? Nestlé ;-)) Chocolate.

    Beijo!!

  5. Veio sede incontida, fui à geladeira e estalei alavanca da latinha pra saborear geladíssima Coca Cola.
    Cadinho RoCo

  6. Caramba, Babi.
    Fiquei absolutamente encantado com a tua visão sutil desse mundo das marcas.
    Pode até ser por eu ignorar esses conceitos; por não ser dessa área.

    Obviamente que, de tão rico o teu texto, passo a seguir teu blogue desde já.

    E o filme da Coca-Cola é ótimo mesmo.

    Abraços

  7. Oi, Babi!!!
    Com tantos elogios vou acabar acreditando que sou boa no q faço mesmo!!! hahahah
    Obrigado, querida!!!
    Ah! E o guarda bijoux, está separadíssimo! Avisa qndo é p mandar!!!
    Beijão!!!

  8. O meu nome é tão comum!… Valéria Martins. Mas creio que, ao longo do tempo, venho construindo a minha marca pessoal de um jeito bem pessoal. Sou filha de pai famoso e isso sempre gera alguns problemas na vida do filho. Mas com muito esforço e dedicação e trabalho interno e externo, venho conseguindo construir a minha marcar, encontrar e ocupar o meu lugar no mundo.

    Graças a Deus!

    Beijos!

  9. Ai, desculpa o sumiço, mas a maioria das vezes o problema é que eu começo a visitar todas e paro, aí me perco no meio do caminho..rs
    Qd eu sumir de novo vai lá e briga comigo!
    bj

  10. babi, sempre que leio você, aprendo de uma maneira tão agradável que nem apetece sair. O video é um doce, não fora ele da Coca Cola… semrpe de uma criatividade excepcional. Sabe que com estes spots muita , mas mesmo muita gente consegue viver? A Publicidade também é fonte de riqueza…
    Bjnhs ternos

  11. Simplesmente o maximo seu blog!!
    Um dos melhores que ja visitei!!
    Amei o post…E realmente esse cormecial da coca-cola é encantador…A coca-cola vem arrebentando nas propagandas!!

  12. Essas suas aulas são sempre o máximo!! Aprendo tanto e adooooro!!
    Obrigada pelos elogios… fico toda boba! srssrs
    Bjks e boa semana!

  13. oi Babi!!obrigada pelo post,tens toda razão quando diz que preciso ter fé…beijão!!!

  14. A coca-cola é A marca mesmo, frequentemente vejo crianças chamando qqr refrigerante de coca. Bjins

  15. Quero ser pássaro com penas azuis
    Atirar as penas à verdadeira alegria
    Voar sempre na procura do sul com norte
    Num secreto caminho sem estrela guia

    Quero ser barco que foge ao farol
    Quero que o vento dance nos brandais
    Quero ser viagem de rumo incerto
    Quero ser a descoberta na procura do mais

    Uma boa semana

    Mágico beijo

  16. Bacana o video. Minha marca vai ser também. Valeu pelas dicas.

  17. Oi Babi!!
    Eu disse sério quando falei q seu blog é um dos melhores!!
    E seus comentarios tambem…Não é um simples “Obrigada pela visita”!
    Já havia reparado os filmes no seu blog!!
    Show!!
    Bjus

  18. Acho que temos algo em comum!!!!
    Adoro marketing e assuntos como o que vc escreveu!
    Sou formada em design e empreendedora por natureza!
    Preciso dizer mais???

  19. EXCELENTE POSTAGEM, BABI!
    QUANTO AO NOME, NO INÍCIO DO TEXTO COMECEI A LEMBRAR DO QUANTO AS PESSOAS ERRAM MEU NOME E ME CHAMAM DE “OSMAR”… HAHAHAHA .. ISSO ME DAH UMA RAIVA, ACHO OMAR MTO MAIS FÁCIL!
    QUANTOS AS MARCAS, SEMPRE OUVI ALGUNS DETALHES COMO, POR EXEMPLO, ESSE DE LIGAR A DEFINIÇÃO DA MARCA AO NOME DA EMPRESA EM FORMAS DE PROPAGANDAS MARCANTES (NAMOREI DUAS PUBLICITÁRIAS… HAHAHAHA).
    MTO BOM!!!

    SE CUIDA, BEIJO!!!

  20. Pena que nem sempre os bran owners cuidem bem de suas marcas.
    Só para citar um caso recente (ainda no ar), a impecável campanha da Nike, associando um elemento visual insuperável o “v” estilizado que sugere movimento, velocidade, confirmação e vitória, com o slogan “just do it”, estimulando o consumidor a tomar o destino em suas mãos e dar o melhor de si, acaba de ser maculada pela substituição do slogan na campanha que está sendo veiculada nas TVs pagas.
    O novo é algo como “99% não é nada”, da mesma família do da Fiat “para poucos e maus”.
    Dois péssimos exemplos e danosos para as marcas.

  21. Oi Babi.

    Um nome tem muito poder e pode valer milhões.
    Paris Hilton tem a força do império do pai em seu nome.
    Pepsi, Coca Cola, Gillette, Fedex consolidaram seus nomes devido aos seus produtos.
    Pelé é muito mais do que um homem.

    Enfim, um bom nome e uma boa propaganda valem muito mesmo. 🙂

    Ah! E esse anúncio da Coca é muito criativo.

    BOA NOITE E BONS SONHOS!!!

    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! 🙂 ♥.·:*¨¨*:·.♥

  22. Olá, Babi!
    Achei super interessante esse post porque aprendi um pouco mais sobre a importância de uma marca com uma publicitária. 😀
    Fiquei pensando daqui se Bicha Fêmea é um bom nome para o meu blog. É um nome curto e diferente, eu acho… ehehehe… espero que ele cumpra bem o seu papel. 😉

    Ah! Normal achar que teria dúvidas em fazer o que fiz, vez ou outra páro e penso: gente, nem eu acredito! …rsrsrsrsrs…
    Lógico, a gente precisa ter muita certeza de que o homem que está ao nosso lado vale a pena, não dá pare ser inconsequente e romântica ao extremo ao tomar uma atitude dessas, né? No mais, é viver e ser feliz mesmo. 🙂
    Agora estou daqui, ansiosa pela caixinha fofa que vou receber e feliz com a oportunidade que essa exposição lá no Criative-se me proporcionou de conhecer gente nova, como você. 😀

    Obrigada pela visita, Babi.
    Beijos!

  23. Li sua postagem a respeito da falta de campanhas legais da Coca Cola e confesso que tbm estou sentindo falta…
    E ontem, por acaso, recebi um e-mail com um vídeo muito interessante, da própria.
    Como não sei como lhe enviar, estou postando no meu blog.
    Se desejar, posso fazê-lo chegar até vc.
    Tenha uma semana de PAZ!!!

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