Marketing Viral
Certa vez disse que falaria sobre marketing viral aqui no Percepções e como prometido esta ai essa ferramenta de marketing que vem crescendo muito e que no dia a dia, invade nossos e-mails e geram impactos positivos e negativos para a marca.
O conceito de marketing viral é definido pelo conjunto de técnicas de marketing que tentam explorar as redes sociais (on-line e off-line) pré-existentes, para produzir aumentos exponenciais em conhecimento da marca e disseminação de produtos/ideias com processos similares à extensão de uma epidemia.
É valido ressaltar que um viral se caracteriza pela propagação de uma mensagem através do boca-a-boca. O assunto é tão interessante que é repassada e repassada e vai contaminando.
Alguns exemplos de redes sociais on-line: Orkut, twitter, facebook, blog, youtube, flickr, MSN, myspace.
E nas redes off-line temos como exemplo, trabalho, sala de aula, roda de amigos, conversas entre pessoas com os mesmos interesses.
Marketing viral surgiu em 2001 para descrever a profusão de serviços de e-mails gratuitos, Hotmail, através de uma frase automática convidando as pessoas para experimentarem o serviço.
O principal ingrediente para estabelecer o marketing viral é sem dúvida as pessoas.
Na internet, os anúncios virais encontram-se nas mais variadas formas, desde videoclipes ou jogos de flash interativos, até mesmo imagens e inclusive texto.
O marketing viral é imprescindível e, portanto, muito difícil de prever ou controlar.
Ás vezes reforça o conceito da marca e da campanha, nas outras podem ser agressivas, de extremo mau gosto e ferir a marca.
Temos como exemplo de case que denegriu a marca, o comercial da Dafra Motors com o ator Vagner Moura, alguém viu esse vídeo que se propagou na rede?
E não pensem que ações de marketing viral são baratas, apesar do baixo custo no envio.
Se quiserem fazê-las faça com profissionalismo, afinal sua marca, produto, serviço ou mesmo sua ideia está em jogo.
Ser sutil é importante ao colocar em prática sua ideia.
Veja a tradução WWF e confira a legenda “Em 2001, uma das piores tragédias da história da humanidade, vitimou 2.819 pessoas. Em 2005, o Tsunami matou 280, 000 pessoas. Isso é cem vezes mais morte. Nosso planeta é brutalmente poderoso. Respeite-o. Conserve-o”.
Bem interessante!!
Menina, Up é bom mesmo? Não me animei com o trailer! Bjs
A imagm e a mensagem são bem fortes e impactantes. Impossível passar despercebido. Eu odeio spam, mas acho que o marketing viral não é de todo ruim. Recebo alguns e-mails bem interessantes e repasso alguns (poucos) para os amigos. Com certeza é uma ferramenta super explorada atualmente. Beijão e uma ótima semana, Babi!
Oi Babi.
O negócio é vender e portanto têm que atacar por todos os lados. E a internet é mais um meio que abrange milhões de usuários.
Todos os seus posts estão ótimos!!! 🙂
**********
"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."
Friedrich Nietzsche
BOA SEMANA!
♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! 🙂 ♥.·:*¨¨*:·.♥
http://brincandocomarte.blogspot.com/
___________________________________
========
Girls..
Tô passando de uma por uma pra deixar essa mensagem pq tá havendo uma certa confusão com meus blogs.. kkk..
Agora tenho 2 blogs! Um que continua sendo o meu blog pessoal onde eu falo de todas as besteirinhas que eu falava antes (e onde a maioria de vcs seguia) que é o http://talktojuh.blogspot.com
O http://meudiarioalado.blogspot.com agora fala só sobre aviação (que é uma das minhas paixões).
Então, que quiser seguir o blog pessoal é o TALKTOJUH e quem me segue por conta da aviação é o MEUDIARIOALADO !
Beijos flores!
Minha querida, o marketing viral é o futuro da propaganda. Comece a dirigir a sua carreira para isso, sutilmente. Beijocas, boa semana!
Tenho pavor de ser agressiva qdo divulgo alguma coisa. Não gosto de ser incoveniente…
Na realidade sou péssima marketeira! rsrsrsrs
Mas não entendi o lance da Dafra… vc se referiu a algum video diferente do que foi divulgado na tv?
Gostei do post…
Bjks
Oi, Babi
Não sou uma profissional do marketing, embora o jornalismo esteja repleto de pessoas com experiência nessa área. Tenho uma natureza prolixa, mas curiosamente – embora não com o talento dos que têm talento no segmento – eventualmente até sugiro e até acerto em estratégias de marketing, seja no meu trabalho e até aqui no blog. Mas gostei dessa coisa do marketing viral, dos conceitos que estão inseridos e, principalmente, de sua capacidade epidêmica de fazer notícia e marca do que tantas vezes é só fantasia e ilusão.
Legal mesmo. Beijos. Vê