O uso abusivo do Photoshop
Usar ou não essa poderosa ferramenta chamada Photoshop?
Quando usada na medida e com bom senso, com certeza, mas se for usada para deformar pessoas sem que possamos nem reconhecê-las, dessa forma não é legal usar esse programa.
O site BuzzFeed listou as 25 bizarrices do ano com o uso do photoshop, vou mostrar algumas aqui e se vocês quiserem espiar as outras acesse o site.
Nesse anúncio mais uma vez o modelo negro e substituído por um branco, e por isso mesmo, o que posso dizer… preconceito.
Existem várias ações por ai que contraria o uso dessa ferramenta, afinal você pode substituir um negro em uma campanha publicitária por um branco, como podemos ver nos anúncios da Universidade de Medicina de Lublin e também da Microsoft?
Na época, o anúncio gerou uma grande polêmica fazendo a empresa se desculpar por atitude tão discriminatória e ações como estas podem gerar sérios danos para o anunciante.
Esse tratamento no modelo negro ficou definitivamente… sem comentários!
Polêmico anúncio da Microsoft onde o negro na campanha foi substituído por um branco até ai tudo bem, mas se esqueceram de tratar as mãos e ficou o cara branco com as mão de um negro, bizarro!
O tratamento de pele da Beyoncé, que exagero!
O looking envelhecido da cantora Madonna e tratado e ela ficou com cara de novinha.
Olha o tamanho da mão da cantora Mariah Carey, ficou monstra.
A marca Ralph Lauren, por exemplo, emagreceu por demais a modelo e em vez de uma aparência saudável, ela ficou parecendo uma doente.
Em relação ao tratamento da atriz Demi Moore, conhecida pelo papel no filme “Ghost, do outro lado da vida”, simplesmente colocaram o rosto dela no corpo de outra pessoa, mas precisamente de uma modelo. Tem necessidade, já que a Demi é linda!
E ai o que vocês acham?
Oi, Babi. Questão realmente polêmica essa. Um bom profissional pode fazer praticamente o que quiser com o Photoshop hoje em dia. Acho que deve existir realmente uma ética no uso dessa ferramenta. Quando li sobre a história polêmica da Microsoft, fiquei chocada a princípio, mas depois pensei: será que é mesmo discriminação ou a substituição foi feita porque o homem negro não representaria bem o tipo físico do povo polonês? Da mesma forma que, quando eu preciso criar alguma peça usando uma típica família brasileira, dou preferência a modelos morenos e negros, de olhos e cabelos castanhos. Se eu usasse uma família bem loirinha de olhos azuis, acho que soaria falso. A campanha funcionaria na Suécia, mas será que reconheceríamos essas pessoas como brasileiros? Será que haveria uma identificação com o público consumidor? Não sei qual foi a intenção real dessa substituição, pode ser que tenha sido discriminação pura mesmo, mas às vezes eu gosto de me distanciar e tentar ver as coisas por outros ângulos. Ótimo post, como de costume!!! Beijos!
Muitas vezes eles abusam.Vc já viu um vídeo que começa com uma garotinha vendo anúncios de beleza.depois mostram uma pessoa com anorexia e truques de photoshop é muito legal.
Bjs
Oi, Babi!!
Sim, estou meio sumida!!
Mas sempre que consigo dou um oi no meu hallblog!!
Teus posts estão ótimos!
Parabéns!
beijinhos, Fêr!
Gente, menos é sempre mais, em vários setores da nossa vida.
Mas eu já tinha visto esta polêmica da Microsoft e eu na real fiz uma leitura referente ao povo polonês que era o objetivo da mensagem, mas logo em seguida pensei o seguinte: com tanta globalização e misturas já não podemos falar que em certos países há somente loirinhos de olhos azuis, a vida mudou, a dinãmica das relações tbém e viva as diferenças. Apesar de que o preconceito ainda fala muito alto, mesmo que o discurso da boca pra fora seja outro…sabemos disso, o mundo ainda tem a sua fatia de hipocrisia, né?
Bjos meus e boa semana!
Oi Babi.
Antes de mais nada quero expressar que o Photoshop é um programa muito útil e muito bom. 🙂
É falta de bom senso de quem usa o programa e de quem aceita o resultado final.
Aqui a gente tem, por exemplo, a atriz Suzana Vieira que virou uma pré-adolescente na capa de uma revista graças ao Photoshop. Ridículo!!
Hoje fica até difícil acreditar em algumas fotos que vemos. Ficamos na dúvida se é real ou montagem, se foi alterada no computador de alguma forma.
Com certeza uma assunto polêmico. Vou dar uma olhadinha nas outras bizarrices com o uso do Photoshop.
UIA!!! 🙂
***********
É Natal.
Tempo de fé.
Felicidade nos corações humanos.
Esperança de dias melhores.
Inspirações de amor.
Família reunida.
União cristã.
Encontros acontecendo.
Festa preparada.
Estrela brilhando,
Cristo nascendo.
Tempo preparado, para vê-lo chegar.
Céu aplaudindo.
Caminhos se abrindo.
Vida florindo.
Mundo sorrindo.
Fraternidade se manifestando.
Gente perdoando.
Mãos se juntando.
Humanidade agradecendo.
Tudo é prece.
E momento de paz.
Ele veio para nos salvar…
Por isto
É Natal!
Maria Neuza Kneip
Tem um mimo especial de Natal para você.
Vamos continuar com as visitas em 2010!! 🙂
BOAS FESTAS!
♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! 🙂 ♥.·:*¨¨*:·.♥
http://brincandocomarte.blogspot.com/
___________________________________
Nossa, Babi… Eu sabia de algumas dessas, mas as da substituição do negro por branco foi pegar pesado, mesmo! A da Demi também achei bizarro, mas fico me perguntando se essas pessoas consentem com a situação de tratamento de imagem – falando de artistas – porque no caso das outras, de preconceito, a gente nem fica sabendo das alterações, né!
Eu acredito no tratamento mínimamente invasivo, apenas para tratar qualidade, jamais modificar, ainda mais com tamanha diferença do real!!!
Beijoooo