Páginas
TwitterRssFacebook 
Categorias

Postado por em dez 23, 2009 em Variedades | 3 comentários

Um gênio se despede

Um gênio se despede

Recebi por e-mail essa mensagem do escritor Gabriel Garcia Marques e resolvi partilhar com vocês.
Além de estarmos a dois dias do natal e na véspera de final de ano, vale uma mensagem pra nos fazer refletir e que em 2010 façamos coisas diferentes.

“Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marionete de pano e me presenteasse um pedaço de vida, aproveitaria esse tempo o máximo que pudesse”.

Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria em tudo o que digo.

Daria valor às coisas, não por aquilo que valem, senão pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os demais se detivessem, despertaria quando os demais dormissem.

Se Deus me obsequiasse um pedaço de vida, me vestiria de maneira simples, me deitaria de bruços ao sol, deixando descoberto, não somente meu corpo, senão minha alma.

Aos homens eu provaria o quanto equivocados estão ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar!

A uma criança lhe daria asas, mas deixaria que ela aprendesse a voar sozinha. Aos velhos lhes ensinaria que a morte não chega com a velhice, senão com o esquecimento.

Tantas coisas eu aprendi de vocês, os homens… Eu aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir à escarpada.

Eu aprendi que quando um recém nascido aperta com seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo de seu pai, o têm preso para sempre.

Eu aprendi que um homem só tem direito de olhar a um outro de cima para baixo, quando vai ajudá-lo a levantar-se.

São tantas coisas as que eu pude aprender de vocês, mas realmente não haverão de servir muito, porque quando me guardarem dentro dessa maleta, infelizmente eu estarei morrendo.

Sempre diga o que sentes e faz o que pensas. Se soubesse que hoje fosse a última vez que vou te ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião de tua alma.

Se soubesse que estes são os últimos minutos que te vejo diria “te quero” e não assumiria, estupidamente, que você já sabe.

Sempre há um amanhã e a vida nos dá outra oportunidade para fazer as coisas bem, mas se por acaso me equivoco e hoje é tudo o que nos resta, eu gostaria de te dizer o quanto te quero, que nunca te esquecerei.

O amanhã não está assegurado a ninguém, jovem ou velho. Hoje pode ser a última vez que vejas aos que amas.

Por isso não esperes mais, faça hoje, já que se o amanhã nunca chegar, seguramente lamentarás o dia em que não tomastes tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e que estivestes muito ocupado para conceder-lhes um último desejo.

Mantém aos que amas perto de ti, diga-lhes ao ouvido o muito que precisas deles, queira-os e trata-os bem, tome tempo para dizer-lhes “sinto muito”, “perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces.

Ninguém te recordará pelos teus pensamentos secretos. Pede ao Senhor a força e a sabedoria para expressa-los. “Demonstra a teus amigos e seres queridos o quanto te importam.”

Gabriel Garcia Marques

Curiosidade:

Gabriel García Márquez, nascido em 6 de março de 1927 na cidade de Aracataca na Colômbia. É escritor, jornalista, editor e ativista político colombiano.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1982, por sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão.

Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana.

Viajou muito pela Europa e vive atualmente em Cuba a lutar contra o câncer linfático.

É pai do realizador Rodrigo García.

Em 1 de abril de 2009 declarou que se aposentou e não pretende escrever mais livros.

3 Comentários

  1. Oi Babi querida,

    recebi este texto há algum tempo e achei lindíssimo e muito verdadeiro, mas já li que não era dele… será?

    Aproveito o gancho pra te desejar um 2010 cheio de luz e muita energia e o ano de 2009 fecha com chave de ouro e num dos balanços positivos é ter te conhecido. Tão longe, tão perto, mas com muito carinho.
    bjos queridos pra ti e toda a sorte do mundo!!!

  2. Babi,

    Passando para agradecer tantas vezes em que suas palavras e observações fizeram a diferença na vida do Criative-se. Que a percepção da vida em 2010 não prescinda do delírio delicioso. Beijo grande.

  3. Babi, muita saudade de vc! Que correria esse final de ano! Na verdade, a correria começou em outubro quando precisei estudar para uma prova de concurso.

    Uma das coisas mais legais esse ano foi ter entrado na blogosfera e ter conhecido pessoas tão especiais como vc! Pena que nesse final de ano eu não tenha conseguido ler/comentar os blogs como gostaria. Nem consegui ler direito sobre as suas férias. Mas pode ter certeza que quando subir para lá, vou pegar todas as dicas!

    Amei o texto do Gabriel Garcia Marques! Sou fã dele e achei muito providencial abordá-lo nesse momento.

    Passei para desejar Boas Festas! Que a noite de vcs seja iluminada e que a gente não esqueça o verdadeiro significado do Natal. Deixei uma reflexão lá no meu blog. Vale a pena a gente se lembrar do maior objetivo!

    Saudades e Boas Festas!

    Bjs,
    Carol
    Família Peixoto dos Santos

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *