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Postado por em maio 3, 2009 em Portfólio, Publicidade | 14 comentários

Endomarketing

Endomarketing

Acredito que tenham gostado da dinâmica de trazer conceitos sobre a publicidade, propaganda e sobre o marketing e todas as variáveis que fazem parte dessas áreas.

Hoje vou falar um pouco sobre Endomarketing ou marketing interno, você sabe o que é?

Se sim que bom, se não vou explicar um pouco para vocês.

Todos sabemos que o marketing externo tem como foco principal o consumidor final não é mesmo.

Endomarketing é o marketing de dentro que tem como foco principal o colaborador, funcionário, talento humano ou como você chama aquele que veste a camisa da organização ou mesmo “tatua o nome da empresa”.

Andei refletindo muito a respeito, e do que adianta trabalhar e voltar todo o seu foco para o consumidor final e propagar o que a sua empresa faz, vende ou mesmo promove se você não informa primeiro o seu funcionário?

O servidor que é tão responsável pelo crescimento e a geração de lucros para a empresa do que o próprio consumidor final, afinal, pense bem, esse funcionário tem família e possui necessidades como qualquer outro.

Endomarketing é uma poderosa ferramenta do marketing e que pode trazer retorno satisfatório para a empresa, afinal funcionário feliz e motivado trabalha melhor. Então motive o seu!

E com isso não só o consumidor final irá trazer retorno para a empresa como também o consumidor inicial, ou seja, o funcionário.

Então, vai ai algumas dicas do que você pode fazer para deixar o funcionário informado do que se refere ao que a organização anda fazendo.

Quando o funcionário fica por dentro do que a empresa esta fazendo, acaba motivado e se sentindo parte essencial do desenvolvimento, do processo e do crescimento da organização.

Então, você pode desenvolver mural, jornalzinho, clipping diário, café da manhã, entre outras coisas, usar a criatividade nesses casos é fundamental.

Espero que tenham gostado do conceito de endomarketing e das dicas que foram supracitadas.

Cartaz_combate-ao-colesterol

Um exemplo de como fazer endomarketing é essa peça que mostro aqui para você, que foi desenvolvido para promover a Campanha de Combate ao Colesterol.

A chamada “Combata o Colesterol” na cor vermelha foi para chama a atenção e vai ao encontro das luvas de boxe, o amarelo usado no fundo foi para dar energia como já mencionei em outras peças por aqui.

Combata o colesterol, excesso de açúcar no sangue, e cuide do que é essencial para você: o seu coração.

14 Comentários

  1. Adoro suas peças… de verdade!!!

    E vou procurar aproveitar um pouquinho do endomarketing… obrigado!

    Bjs

  2. Tô adorando as aulinhas de marketing… hehee!!!
    Achei super importante essa do Marketing interno, afinal, como nós funcionários vamos passar uma imagem legal de onde trabalhamos, se em algum momento nós mesmos não nos tornarmos o foco!!!???

    Foi por esse motivo e motivação que elegemos nossa nova chefia, no hospital onde trabalho (sim, lá nos elegemos através do voto quem vai nos comandar por quatro anos…). Ela é completamente motivacional, o foco dela é unicamente o bem-estar e a satisfação dos seus funcionários. Com essas dicas, vou até dar umas idéias para ela.

    Achei legal relatar isso. Tô curtindo muito teus posts!

    Beijinhos

  3. Mocinha,

    Não conhecia o conceito. E agora, conheço e entendo.

    Realmente não faz sentido um marketeiro divulgar uma marca se nem ele mesmo a entende por completo. E quanto a este cartaz sobre o colesterol, tenho meu voto. É muito bom. Afinal, diariamente travamos lutas para ficarmos bem com a nossa saúde.

    Beijo.

  4. Tudo isso e sempre muito interessante! Aprender um pouco mais e pensar tbm! Os dois sao sempre muito importantes e devem caminhar lado a lado!
    Gostei muito da chamada do colesterol.

    bju bju

  5. Sinto que precisamos de um endomarketing efetivo aqui no rabalho… hehehe.
    Adorei o post, super explicativo!!
    Bjks

  6. Aprendi mais uma! QUem vai gostar da sua peça é a Lioness… não que eu não tenha gostado, rsrsrs, mto boa!
    Bjins

  7. Pena que essa prática não é muito praticada nas empresas em geral, né Babi? Geralmente funcionam melhor em órgãos públicos e em organizações onde os diretores sabem da preciosidade que é o endomarketing.

    Bjm

  8. Eu trabalhei como redatora em uma empresa de mkt que fazia endomarketing para o Sistema Firjan. Fiz muitas campanhas e criamos – eu e a designer, que vem a ser a Ana Carolina do blog Hoje vou assim Off – um jogo temático para o Dia das Crianças, maravilhoso! A campanha era sobre a paz e criamos um jogo de dados com partida e chegada. As cartas tinham a imagem de flores e as mensagens eram: “Você jogou no lixo os videogames violentos, ande três casas”. E por aí vai…

    Beijos

  9. Eu acho super legal esse tipo de marketing. Englobar a empresa é sempre bom, faz os funcionários perceberem que você se importa com eles e, assim, eles trabalham mais felizes e produzem mais.
    Quanto ao blog, bom, chega de problemas… Mas obrigada pelo apoio. =)
    Beijos!

  10. Babi querida,

    Passo por aqui constantemente, as vezes não comento, mas sou sua fã !!!
    Adorei o post… uma bela dica, realmente investir em pessoas “de dentro” é uma grande sacada ! Na verdade investir em gente, de dentro ou não, sempre é uma grande sacada !
    Parabéns pelo material, lindo, como todos que você faz, sempre harmônicos e claros.

    Gosto demais desse seu espaço… e ADORO suas visitas lá no meu Eucaliptos…

    Um beijo especial e carinhoso !!!

    Solange

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

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