Páginas
TwitterRssFacebook 
Categorias

Postado por em jan 22, 2010 em Variedades | 5 comentários

Twitter

Twitter

O passarinho voa cada vez mais alto” diz Rafael Capanema do Jornal Folha de São Paulo. E esta a cada dia arrebanhando políticos, celebridades, meios de comunicação e é claro pessoas como eu e você.

twitter-04-HD-wallpaper

O twitter sem sombra de dúvidas é o portal onde podemos difundir informações e mobilizar por exemplo a ação realizada por Preta Gil em prol a tragédia de Angra dos Reis e do Haiti. Antes era descrito no twitter “o que você esta fazendo”, e agora “usa-se o que esta acontecendo” perceberam a diferença? Sem esquecer que você tem apenas 140 caracteres para expressar sua percepção.

Segundo pesquisa, o Brasil é o segundo país que mais usa twitter, representando 8,8% dos usuários ativos. O país só fica atrás dos Estados Unidos segundo Sysomos – empresa de análise de mídia sociais.

É certo que apesar de simples, o twitter gera certa confusão com o @, followers (seguidores), retweets (re-tuitar mensagens interessantes) e Tranding Topics (assuntos mais falados), fora que ainda você pode postar fotos.

Como usar bem os 140 caracteres

Erros e acertos de políticos no microblog:

5 Pecados
1- Fracionar uma longa mensagem em várias postagens, entupindo a página inicial dos seguidores;
2- Deixar evidente que os posts são feitos por assessores, alguns em terceira pessoa (“o senador fulano foi hoje a tal lugar”);
3- Não responder às perguntas dos seguidores, contrariando a essência da ferramenta;
4- Postar mensagens que não se concretizam, o que faz com que a presença na rede tenha efeito contrário ao desejado;
5- Postar só autopropaganda; os seguidores esperam encontrar impressões pessoais, dicas e curiosidades.

5 Boas práticas
1- Oferecer links para vídeos e áudio, uma das principais demandas dos adeptos do microblog;
2- Bom humor: a ideia do twitter é aproximar as personalidades dos seguidores, humanizando-as;
3- Interação genuína com os seguidores, sem respostas-padrão de assessores;
4- Comentar temas do momento, mostrando agilidade e presença no microblog;
5- Postar mensagem curtas e objetivas, remetendo mais detalhes para blogs ou site pessoais.

E isso ai espero que mesmo que essas dicas sejam direcionadas para parlamentares – Erros e acertos de políticos no microblog – serve para você também cidadão comum como eu que tem blog, twitter e faz parte de alguma rede social.

Quem quiser me seguir basta clicar no link do twitter na barra lateral direita.

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

5 Comentários

  1. Fico P… da vida com gente que só usa o Twitter pra divulgar. Só entra pra lotar sua timeline com links de divulgações. Bem chato isso. Acho sim que tem esse lado comercial e de merchan, mas só isso é um pouco demais! Acho que tem q se trocar uma ideia. Seguir pra mandar spam é dose!
    De resto, eu adoro a ferramenta e ja tenho alguns exemplos de ter me facilitado a vida por conta dela.
    Show o post!
    Bjks, Beta

  2. Adorei as dicas, Babi!!!! Fiz minha página no Twitter na semana passada, mas sou meio crua e ainda estou aprendendo muita coisa. Por isso, adorei os toques que você colocou aqui!!!! Vou estudar melhor essa ferramenta! Beijos e um ótimo fim de semana!

  3. Ótimas dicas, claras e fáceis de seguir. Esse passarinho conquistou a galera, né? Bjins

  4. Não tenho Twiter, orkut nem facebook – TAMPOUCO TEREI!

    Vc podia publicar um post sobre ética do uso de e-mail e e-mail em massa.
    Dessas ferramentas de comunicação, só tenho e-mail e telefone, e estas já me trazem dor de cabeça o sufuciente!
    Não passo meu e-mail pra absolutamente ninguém que eu não tenha certa amizade, e não me prometa que não vai repassar meu endereço pra ninguém, nem encaminhar e-mail que ele mesmo não seja o autor – e muito menos e-mail que tenha mais que 1 destinatário.
    Captain Forr

  5. Ei, Babi..

    Twitter ainda é uma ferramenta nova para mim e, por enquanto, apenas como rede social. Mas profissionalmente sei dos resultados comerciais que o microblog pode trazer. E muito menos na conquista de negócios, mas na ideia de ser ouvido e fazer do que contamos, uma forma nos qualificarmos para os novos contatos. Mas chego lá!!

    Querida…obrigada pelos comentários gentis lá no meu post do Criative-se. Adoro debater ideias. Imagina se eu ia deletar comentários. Apenas os absolutamente agressivos. beijo grande